PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GUIA

Parque Buriti - Goiânia - Goiás

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA GUIA Há 50 anos, cumprindo uma promessa feita a Nossa Senhora, Maria Claudina de Jesus acompanhada de seu esposo Jerônimo Catarino de Sousa juntamente com seus familiares e amigos, fundaram a Capela Nossa Senhora da Guia, no Parque Buriti.

Maria Claudina sempre muito católica pediu a Nossa Senhora que a guiasse para que ela conseguisse concretizar seu grande sonho, ser mãe! Depois de vários abortos, ela conseguiu engravidar e teve sete filhos. Pagando a promessa feita a Nossa Senhora, iniciaram a construção da primeira Igreja Católica, que teve como nome Nossa Senhora da Guia.

O terreno da Igreja foi uma doação feita pelo dono do loteamento Sebastião Primo Marques.

No dia 13 de maio de 1961, às três horas da tarde, rezaram o primeiro terço a Nossa Senhora da Guia. Sem a construção ainda da igreja, os fiéis que viajaram de longe para a oração se reuniram no centro da praça, onde havia somente o cruzeiro feito de madeira pelos moradores do setor. Maria Claudina enrolou apenas um lençol branco nos braços do cruzeiro e assim iniciou-se o terço, este coordenado pelo jovem Alcino Conceição de Sousa. Em seguida teve a quermesse, com inúmeras prendas doadas pelos fazendeiros da região. Com toda sua alegria o primeiro pregoeiro foi Baltazar Jose Borges.

Neste ano a comissão da igreja era formada por nove pessoas. Sendo essas, os presidentes: Badico Rosa e Jerônimo Catarino, os secretários Pedro Horácio Barbosa e Hilarindo Estevam de Sousa, os tesoureiros João Italiano e José Alves Ferreira, os conselheiros Alcino Conceição de Sousa, Maria Claudina de Jesus e Maria Clemente de Sousa.

Em janeiro de 1962, foi construído pelos moradores da região, um rancho de folhas secas, onde passaram a rezar o terço todo mês. Em 1964, com as arrecadações das prendas conseguiram reformar o rancho, passando de folhas secas para telhas, para melhor comportar os fieis que vinham de longe para rezarem a novena.

A primeira festa de Nossa Senhora da Guia, aconteceu do dia 28 de agosto a 06 de setembro de 1964. Teve como festeiros Jerônimo Catarino e Maria Claudina e João Italiano e Benedita.

A segunda festa em setembro de 1965, teve como festeiros Virgilio Teodoro e Olinda e José Alves Ferreira e Esmerinda. Festa essa já dirigida pelo Padre Humberto Pieroni, missionário redentorista, que colaborou por vários anos na igreja. Sob sua direção, em 1967 começou a construção da igreja atual erguida com arrecadações dos fiéis e doações de fazendeiros da região. Entre esses, Antônio Delfino (Totonio), Hilarindo Estevam, Jerônimo Catarino, João Felício, João Domingos, Francisco Paulista, Leodoro, Joaquim Novato, João italiano e vários outros.

Com o crescimento e participação do povo, em 1982 foi construído o Salão Comunitário, pelo Irmão Coriolano, missionário redentorista, animador da Comunidade.

Em 2001 a Prefeitura de Goiânia, cujo prefeito era Pedro Wilson, deu uma atenção especial a praça da igreja que ganhou calçadas, jardim e iluminação. A Comunidade comemorou o progresso com uma grande festa.

Em setembro de 2008 Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia, celebra uma solene Eucaristia e declara a Igreja Nossa Senhora da Guia sede da Paróquia formada pelas 26 Comunidades da região que abrange do setor Palmares e Paineiras ao Setor Pontakaiana, sendo primeiro Pároco o Pe. Mario Rodrigues Paim. Missionário redentorista.

Durante esses anos muitas pessoas contribuíram com o desenvolvimento da Comunidade, além das citadas, não podemos deixar de registrar a Vó Maria Lifoncina (que foi a primeira ministra da igreja). Durante todo o tempo os missionário redentoristas foram presentes na condução pastoral da região.

A Paróquia conta hoje com uma grande equipe de trabalho: O Conselho de Pastoral Paroquial, os Coordenadores, pastorais do dizimo, da liturgia, da catequese, do batismo, o grupo de casais as conferências vicentinas, os grupos de oração e etc.

Uma historia que começou há 50 anos, e continua sendo escrita.

Mais Fotos